Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4406
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O novo Maracanã: as mudanças do espetáculo a partir das alterações no estádio carioca
Autor(es)/Inventor(es): Neto, Helcio Herbert Moreira da Silva
Orientador: Oneto, Paulo Guilherme Domenech
Resumo: Analisa como, ao longo do tempo, o Estádio Municipal do Distrito Federal (Maracanã) foi exposto a transfigurações estéticas e estruturais. Para tanto, recorre-se, inicialmente, à literatura que descreve o momento no qual foi circunscrita a criação do equipamento esportivo e a consolidação deste na identidade nacional ao longo da história. Para compreender o impulso artístico que permeia a expressão futebolística brasileira e, por conseguinte, as manifestações no antigo Gigante do Derby, a arte trágica, da Grécia antiga, é visitada a título de embasamento conceitual. A fim de obter uma mensuração mais precisa em relação a essas transformações, são expostos, com o auxílio das narrativas da imprensa online, de que maneira as alterações foram realizadas. E, finalmente, são expostas as diferenças que o Novo Maracanã apresenta quando comparado com a tradição do local presente na bibliografia adotada. O objetivo da monografia é verificar as consequências das reformas no Estádio Mario Filho sobre o espetáculo ali protagonizado.
Palavras-chave: Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro, Brasil)
Estádios
Reciclagem de edifícios
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NETO, Helcio Herbert Moreira da Silva. O novo Maracanã: as mudanças do espetáculo a partir das alterações no estádio carioca. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4406
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HNeto.pdf484,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.