Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4407
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Última hora: um jornal de oposição à classe dirigente e a favor de um governo populista
Autor(es)/Inventor(es): Castro, Thaís Carvas Farias de
Orientador: Braga, William Dias
Resumo: O jornal Última Hora foi criada pelo jornalista Samuel Wainer em 1950 como um veículo de apoio aos interesses do presidente Getúlio Vargas. O tema desta pesquisa é a influência do populismo de Vargas nas páginas de um dos mais importantes jornais populares brasileiros. Samuel Wainer demonstrou excelência e inovação em seu trabalho, trazendo para as páginas de seu jornal características desconhecidas na época, como a publicação de reivindicações populares, o uso de cor, a divulgação de promoções e prêmios, maior destaque para o futebol, divisão do jornal em cadernos e cobertura de assuntos ligados ao cotidiano do povo. Analisa-se a maneira como foi constituída a trajetória de vida dos principais personagens envolvidos na criação da Última Hora, assim como as novidades que o periódico trouxe para a imprensa do país, além de seus principais colaboradores. Pretende-se discutir as questões levantadas pelo tema a partir de uma análise da conjuntura histórica que levou a criação do jornal e revisão bibliográfica.
Palavras-chave: Vargas, Getúlio 1883-1954
Linguagem popular
Jornais
Populismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CASTRO, Thaís Carvas Farias de. Última hora: um jornal de oposição à classe dirigente e a favor de um governo populista. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4407
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCastro.pdf435,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.