Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4413
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Recolhimento compulsório da população em situação de rua: uma estratégia de limpeza urbana no novo modelo de cidade do século XXI
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Tereza Andréa Barros
Orientador: Maia, Rosemere Santos
Resumo: As profundas transformações na sua arquitetura urbanística ocorrida no Município do Rio de Janeiro estão relacionadas aos interesses políticos e econômicos para torná-la mundialmente visível para receber megaeventos de diversas categorias. Como parte deste processo foi instituído o Plano Municipal de Ordem Pública (2010), no qual está previsto o recolhimento compulsório da população de rua. Deste modo, o objetivo geral deste estudo é investigar traços do recolhimento compulsório da população em situação de rua, uma das operações municipais, que vem sugerindo ser uma estratégia de limpeza urbana e social. O presente estudo investiga os traços do recolhimento compulsório da população em situação de rua da cidade do Rio de Janeiro e sua relação com a realização dos megaeventos. Os objetivos específicos são: compreender o processo de transformação urbana no Município do Rio de Janeiro, em função dos interesses implícitos na realização dos megaeventos, em especial, os esportivos; verificar se as ações demonstram ser uma estratégia de limpeza urbana e social; identificar o manejo político dessas operações no contexto de competitividade intercidades; problematizar a forma como ocorrem essas ações de recolhimento compulsório da população em situação de rua; analisar os avanços em termos de marcos legais, bem como a efetividade das leis e contribuir para o debate sobre os direitos desses segmentos sociais. A metodologia utilizada para elaboração desse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica por meio da realização de levantamento bibliográfico de fontes primárias e secundárias. Verificou-se que o recolhimento compulsório da população em situação de rua em curso no Município do Rio de Janeiro está vinculado aos interesses políticos e econômicos circunscritos ao modelo de cidade global, caracterizando-se como limpeza social e urbanística.
Palavras-chave: Política social
Morador de rua
Direitos humanos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA HABITACAO
Departamento: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Tereza Andréa Barros. Recolhimento compulsório da população em situação de rua: uma estratégia de limpeza urbana no novo modelo de cidade do século XXI. 2014. 104 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4413
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCosta.pdf766,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.