Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/4418
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Petrografia e geoquímica dos ortognaisses do Complexo Juiz de Fora nas proximidades de Bom Jesus do Itabapoana, norte do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Machado Júnior, Ovídio Gonçalves
Tutor: Mendes, Júlio Cezar
Tutor : Ludka, Isabel Pereira
Resumen: A área estudada está situada no segmento setentrional da Faixa Ribeira, nos arredores da cidade de Bom Jesus do Itabapoana, norte do Estado do Rio de Janeiro, nas Folhas Topográficas Itaperuna, Guaçuí, Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapoana, (IBGE, escala 1:50.000), perfazendo uma área de aproximadamente 300 Km². O objetivo deste trabalho é caracterizar a evolução geológica pré-cambriana da porção norte do Rio de Janeiro, através do mapeamento geológico da petrografia e geoquímica de rocha, e contribuir aos trabalhos que vem sendo elaborados há décadas por professores do Departamento de Geologia da UFRJ. Foi feito mapeamento geológico na escala de 1:50.000, ao qual foram realizadas descrições megascópicas, análises estruturais e metamórficas, e seções geológicas perpendiculares aos lineamentos estruturais regionais, além de coleta de várias amostras de rocha para análise petrográfica e geoquímica. Afloram na área de estudo: embasamento que inclui ortognaisses migmatíticos paleoproterozóicos do Complexo Juiz de Fora, objeto principal deste trabalho, de composição quartzo-monzodiorítica, quartzo-diorítica, enderbítica a charnockítica verde e cinza, e leucognaisses migmatíticos como cobertura metassedimentar, ambos do Domínio Juiz de Fora correspondentes ao Terreno Ocidental. Os ortognaisses apresentam textura gnáissica, granoblástica e milonítica, além de uma série de diques finos máficos e félsicos, veios de quartzo, pegmatitos, e enclaves de rochas ultramáficas e calcissilicáticas. Neste trabalho foi possível identificar uma complexa variação na composição modal e química dos protólitos dos ortognaisses deste complexo, que incluem granitóides cálcios-alcalinos de arco magmático cordilheirano e de arco de ilhas, e de granitóides com afinidade alcalina típica de ambiente intraplaca. As rochas deste complexo tiveram sua gênese e evolução associada ao evento termotectônico Transamazônico de estruturação paleoproterozóica, que foram reorganizadas em termos estruturais, metamorfisados em médio a alto grau alcançando fácies granulito, e magmáticos no evento termotectônico Brasiliano/Panafricano de idade neoproterozóica/paleozóica.
Materia: Ortognaisses
Complexo Juiz de Fora
Petrografia
Geoquímica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MACHADO JUNIOR, O.G.pdf3.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.