Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4429
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida | - |
dc.contributor.author | Lima, Renata Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-08T17:36:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:41Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-02 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Renata Gomes. O desaparecimento do cinema de rua carioca: uma abordagem história e contemporânea. 2014. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4429 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História do cinema | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento urbano | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.title | O desaparecimento do cinema de rua carioca: uma abordagem história e contemporânea | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1510363787054390 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Herschmann, Micael Maiolino | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8285658527971096 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oneto, Paulo Guilherme Domenech | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4750115014056366 | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresenta um panorama do mercado do cinema de rua carioca, que começa a se desenvolver no Brasil a partir de 1896, com a primeira exibição local na rua do Ouvidor. Analisa-se como se firmam as primeiras salas de cinema, qual produto elas lançam e como alimentam sua programação. Em termos gerais, trata-se não só de exibição, mas das etapas industriais que a precedem – produção e distribuição – sem a qual ela não faria sentido. Sobretudo, apresenta-se o porquê do desaparecimento do mercado exibidor de rua, que tem seus primeiros sintomas na década de 1960. Esse mercado vem sendo substituído, desde então, por outros modelos de entretenimento que levam até hoje esse nicho ao desaparecimento, deixando poucos insurgentes atualmente. Para isso, tornou-se imprescindível abordar também os principais expoentes do cinema de rua contemporâneo, investigando o motivo de persistirem e como se sustentam contra a corrente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.