Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4429
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida-
dc.contributor.authorLima, Renata Gomes-
dc.date.accessioned2018-08-08T17:36:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:41Z-
dc.date.issued2014-12-02-
dc.identifier.citationLIMA, Renata Gomes. O desaparecimento do cinema de rua carioca: uma abordagem história e contemporânea. 2014. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4429-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória do cinemapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento urbanopt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.titleO desaparecimento do cinema de rua carioca: uma abordagem história e contemporâneapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1510363787054390pt_BR
dc.contributor.referee1Herschmann, Micael Maiolino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096pt_BR
dc.contributor.referee2Oneto, Paulo Guilherme Domenech-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4750115014056366pt_BR
dc.description.resumoApresenta um panorama do mercado do cinema de rua carioca, que começa a se desenvolver no Brasil a partir de 1896, com a primeira exibição local na rua do Ouvidor. Analisa-se como se firmam as primeiras salas de cinema, qual produto elas lançam e como alimentam sua programação. Em termos gerais, trata-se não só de exibição, mas das etapas industriais que a precedem – produção e distribuição – sem a qual ela não faria sentido. Sobretudo, apresenta-se o porquê do desaparecimento do mercado exibidor de rua, que tem seus primeiros sintomas na década de 1960. Esse mercado vem sendo substituído, desde então, por outros modelos de entretenimento que levam até hoje esse nicho ao desaparecimento, deixando poucos insurgentes atualmente. Para isso, tornou-se imprescindível abordar também os principais expoentes do cinema de rua contemporâneo, investigando o motivo de persistirem e como se sustentam contra a corrente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RLima.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.