Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4443
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Geração Pugliesi: uma análise do conceito de vida saudável sob a ótica da blogueira versus jornalismo especializado
Author(s)/Inventor(s): Costa, Nicole Sanchotene Freire da
Advisor: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Abstract: Análise sobre o número cada vez maior de blogs e perfis em redes sociais que informam sobre saúde, bem-estar e beleza, em especial o de Gabriela Pugliesi. Para isso, foca-se em aspectos essenciais que compõem as sociedades ocidentais contemporâneas. O primeiro deles é a centralidade do bem-estar, da manutenção de uma vida plena e controlada, especialmente quando as mulheres representam o sujeito desse cuidado. Será apresentado, também, o contexto histórico na tentativa de entender como esta obediência se dá no universo feminino. O segundo tópico a ser visto é de que modo acontece a transmissão de informação na geração da Web 2.0 e como as redes sociais deram uma nova dimensão à experiência individual, provocando transformações inclusive na prática jornalística contemporânea. Com textos teóricos, entrevistas e análise de posts em blogs e reportagens de veículos relevantes, é apresentado um panorama do cenário atual da difusão de conhecimento científico e da formação de opinião exercida por amadores e jornalistas.
Keywords: Saúde
Blogs
Jornalismo especializado
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Nicole Sanchotene Freire da. Geração Pugliesi: uma análise do conceito de vida saudável sob a ótica da blogueira versus jornalismo especializado. 2014. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NCosta.pdf3.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.