Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4443
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Geração Pugliesi: uma análise do conceito de vida saudável sob a ótica da blogueira versus jornalismo especializado
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Nicole Sanchotene Freire da
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumo: Análise sobre o número cada vez maior de blogs e perfis em redes sociais que informam sobre saúde, bem-estar e beleza, em especial o de Gabriela Pugliesi. Para isso, foca-se em aspectos essenciais que compõem as sociedades ocidentais contemporâneas. O primeiro deles é a centralidade do bem-estar, da manutenção de uma vida plena e controlada, especialmente quando as mulheres representam o sujeito desse cuidado. Será apresentado, também, o contexto histórico na tentativa de entender como esta obediência se dá no universo feminino. O segundo tópico a ser visto é de que modo acontece a transmissão de informação na geração da Web 2.0 e como as redes sociais deram uma nova dimensão à experiência individual, provocando transformações inclusive na prática jornalística contemporânea. Com textos teóricos, entrevistas e análise de posts em blogs e reportagens de veículos relevantes, é apresentado um panorama do cenário atual da difusão de conhecimento científico e da formação de opinião exercida por amadores e jornalistas.
Palavras-chave: Saúde
Blogs
Jornalismo especializado
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Nicole Sanchotene Freire da. Geração Pugliesi: uma análise do conceito de vida saudável sob a ótica da blogueira versus jornalismo especializado. 2014. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4443
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NCosta.pdf3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.