Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4452
Tipo: Dissertação
Título: Sequência de ossificação craniana de Aparasphenodon brunoi Miranda-Ribeiro, 1920, com comentários sobre o condrocrânio e o desenvolvimento da ornamentação óssea (Amphibia, Anura, Hylidae)
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Helio Ricardo da
Orientador: Caramaschi, Ulisses
Resumo: Estudou-se o desenvolvimento dos ossos cranianos de Aparasphenodon brunoi Miranda-Ribeiro, 1920 (Anura, Hylidae) através do exame de girinos e recém-metamorfoseados, diafanizados e corados com alizarina e azul de alciano. Os girinos e os recém-metamorfoseados foram agrupados em classes de desenvolvimento, adotando-se para os primeiros a tabela de Gosner (1960) e para os outros a extensão e o grau de ornamentação no crânio. São descritos o girino, o condrocrânio em diferentes estágios, a sequência de ossificação craniana, os ossos e cartilagens do crânio dos adultos e o desenvolvimento das cristas e espinhos que ornamentam os ossos do teto craniano. Entre os resultados destacam-se o desenvolvimento do pré-nasal, a partir de dois centros de ossificação e não de um como anteriormente descrito, a inexistência de um esfenetmóide dérmico, e o desenvolvimento doa ornamentos a partir da superfície doe ossos e não da ossificação da derme - ausência do processo de co-oaaificação. A morfologia do condrocrânio e a sequência de ossificação de A. brunoi são comparadas com as descrições para outras espécies, o que foi feito com reservas, devido a escassez de informações na literatura. São ainda discutidos: o modelo criado para se estudar o ritmo de ossificação do crânio em anuroa, o uso doa estágios caracterizados nas tabelas de desenvolvimento como referencial para descrição e comparação do desenvolvimento morfológico, a utilização doa dados de ontogenia, a homologia de alguns elementos ósseos, o processo de co-osaificação e, com base na morfologia craniana, a relação entre A. brunoi e os "Casqueheaded".
Resumo : The development of cranial bones of Aparasphenodon brunoi Miranda -Ribeiro, 1920 was studied by the examination of tadpoles, froglets and juveniles, cleared and alcian blue - alizarin stained. The animals were staged using Gosner (1960) for tadpoles, and the extension and degree of cranial ornamentation for froglets and juveniles. The tadpole, the chondrocranium at different developmental stages, the sequence of cranial ossification, the cartilages and bones of the adult cranium, and the development of crests and spines that ornaments the cranial roof elements were described. Among the main resulta were the develoi;:ment of the prenaaal bone from two independent oaaification centers, the abaence of a dermal aphenetmoid, and the ornamentation developnent from the bones surfacea and not from the ossification of the dermal layer - the proceas of coosaification waa not obaerved. The morphology of the chondrocranium and the oaaification aequence were compared with thoae from the literature on other apeciea. Further diacusaion waa presented for: a model developed for studying the timing of cranial osaification among anurana; the use of stages in the development tables as a reference for description and morpholoical compariaon; the use of ontogenetical data; the homology of certain bone elemente; the proceas of co-oaaification; and the relationahip among A. brunoi and the caaque-headed group, baaed on the cranial morphology.
Palavras-chave: Aparasphenodon brunoi
Anuros
Hylidae
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA::MORFOLOGIA DOS GRUPOS RECENTES
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia)
Unidade produtora: Museu Nacional
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Nov-1991
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Zoologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
273784.pdf4.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.