Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4480
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Takase, Iracema | - |
dc.contributor.author | Teixeira Júnior, WALTER JOSÉ | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-14T00:58:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:04Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4480 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Kits de experimento | pt_BR |
dc.title | Confecção de material didático: uma proposta para o ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Turci, Cássia Curan | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1296702009754084 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marques, Marlice Aparecida Sipoli | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5080824351824365 | pt_BR |
dc.description.resumo | A experimentação no ensino de química tem sido defendida por diversos autores, pois constitui um recurso pedagógico importante que pode auxiliar na construção de conceitos, por facilitar a compreensão dos conteúdos na disciplina além de ser uma fonte de motivação. Sendo esta atividade experimental reconhecidamente importante, este projeto objetiva propor a confecção de kits experimentais com materiais do cotidiano e avaliar sua aplicabilidade com alunos do ensino médio regular. Os experimentos selecionados neste trabalho foram confeccionados por licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (PIBID) da Capes/Brasil e foram nomeados como: Testando condutividade elétrica em Solução; Indicador de ácido-base natural e Verificando reações químicas por meio de balança de pratos. Os principais conteúdos tratados em cada uma das atividades são: ligações químicas, introdução ao conceito de ácido e base e reações químicas (com leis ponderais). A escolha de tais atividades levou em conta diversos fatores como a dificuldade que os estudantes apresentam em correlacionar aspectos teóricos da disciplina com fenômenos reais que estes representam; tempo de execução das atividades experimentais; praticidade durante a montagem dos kits e execução das práticas; e por fim o custo médio de cada kit. Durante a execução e a aplicação constatou-se que os experimentos apresentados neste trabalho são perfeitamente aplicáveis no ensino médio regular, observou-se também que foi uma grande oportunidade para os alunos consolidarem os conhecimentos teóricos obtidos durante as aulas experimentais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Walter . TCC. Lic-min.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.