Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4480
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTakase, Iracema-
dc.contributor.authorTeixeira Júnior, WALTER JOSÉ-
dc.date.accessioned2018-08-14T00:58:33Z-
dc.date.available2018-08-15T03:00:20Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4480-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectKits de experimentopt_BR
dc.titleConfecção de material didático: uma proposta para o ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051pt_BR
dc.contributor.referee1Turci, Cássia Curan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Marlice Aparecida Sipoli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080824351824365pt_BR
dc.description.resumoA experimentação no ensino de química tem sido defendida por diversos autores, pois constitui um recurso pedagógico importante que pode auxiliar na construção de conceitos, por facilitar a compreensão dos conteúdos na disciplina além de ser uma fonte de motivação. Sendo esta atividade experimental reconhecidamente importante, este projeto objetiva propor a confecção de kits experimentais com materiais do cotidiano e avaliar sua aplicabilidade com alunos do ensino médio regular. Os experimentos selecionados neste trabalho foram confeccionados por licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (PIBID) da Capes/Brasil e foram nomeados como: Testando condutividade elétrica em Solução; Indicador de ácido-base natural e Verificando reações químicas por meio de balança de pratos. Os principais conteúdos tratados em cada uma das atividades são: ligações químicas, introdução ao conceito de ácido e base e reações químicas (com leis ponderais). A escolha de tais atividades levou em conta diversos fatores como a dificuldade que os estudantes apresentam em correlacionar aspectos teóricos da disciplina com fenômenos reais que estes representam; tempo de execução das atividades experimentais; praticidade durante a montagem dos kits e execução das práticas; e por fim o custo médio de cada kit. Durante a execução e a aplicação constatou-se que os experimentos apresentados neste trabalho são perfeitamente aplicáveis no ensino médio regular, observou-se também que foi uma grande oportunidade para os alunos consolidarem os conhecimentos teóricos obtidos durante as aulas experimentais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Walter . TCC. Lic-min.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.