Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4498
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação da participação dos produtos chineses na pauta de importação brasileira, 2001/2002 - 2007/2008
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Marco Aurélio Dominguez
Orientador: Machado, João Bosco Mesquita
Resumo: Examina o desempenho das exportações chinesas para o mercado brasileiro, avaliando a participação dessas exportações na pauta importadora brasileira. O objetivo geral foi de analisar a evolução do market share chinês no Brasil e mais detalhadamente como essa evolução se deu em setores específicos, explicando ganhos e perdas de competitividade específicos. Procurou-se determinar que setores da produção nacional foram impactados pelas importações provenientes da China, seja pela via do deslocamento de importações oriundas de terceiros países, seja pela via da substituição de produção nacional. Para análise da competitividade das exportações chinesas no mercado brasileiro utilizou-se o referencial teórico do Modelo do Market Share Constante. Os resultados apresentados baseiam-se em dados extraídos de fontes como FUNCEX, Siscomex, MDIC, IBGE, FMI, BIRD, IPEA e OMC. O trabalho privilegia os fluxos de comércio dos biênios 2001/2002 e 2007/2008. Para minimizar os erros induzidos por variações temporárias de comércio são utilizadas as médias dos dois anos para expressar os dados de cada um dos biênios.
Palavras-chave: Importação
Exportação
China
Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::RELACOES DO COMERCIO POLITICA COMERCIAL INTEGRACAO ECONOMICA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MADLima.pdf3.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.