Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4503
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desemvolvimento de um simulador mecânico de olho para calibração de um sistema de monitoramento ocular para tratamento de melanoma de coroide E
Autor(es)/Inventor(es): Sousa, Juan Valani Marques de
Orientador: Cardoso, Simone Coutinho
Coorientador: Gonçalves, Odair Dias
Resumo: O melanoma de coroide é um tipo de câncer que atinge de 6 a 7 pessoas por milhão de habitantes por ano nos EUA. Esse tumor tem grande probabilidade de se tornar metastático, aumentando o risco de óbito do paciente. A radioterapia estereotáxica pode ser aplicada para tratamento desses tumores mesmo que estejam em estágio avançado e/ou em regiões inacessíveis para os outros métodos. Por conta da movimentação do olho e da incerteza relacionada ao reposicionamento do paciente em dias diferentes de tratamento, a área irradiada aumenta, causando danos aos tecidos saudáveis vizinhos ao tumor. Utilizando um sistema de rastreamento do movimento do olho durante o tratamento é possível desligar o feixe quando o movimento do olho ultrapassar um determinado patamar, diminuindo os danos a tecidos saudáveis e aumentando as chances de se manter a capacidade visual do olho do paciente. Foi desenvolvido no LAFRAG um programa de tracking de olho capaz de obter, a partir dos vídeos feitos durante o tratamento de radioterapia, o deslocamento do olho do paciente com uma resolução de 0,1 mm. Com o software é possível obter informações sobre a movimentação ocular e automatizar o sistema de desligamento do feixe. Contudo, qualquer sistema que seja aplicado a tratamentos médicos deve ser testado, avaliado e calibrado. O objetivo desse trabalho foi construir um sistema mecânico que tenha características anatômicas que permitam mimetizar a movimentação do olho humano durante o tratamento de melanoma de coroide a fim de testar e calibrar o sistema de rastreamento de olho. O sistema construído utilizando impressão 3D foi capaz de calibrar o sistema de tracking desenvolvido no LAFRAG para acompanhar o movimento suave do olho humano em um tratamento de melanoma de coroide.
Palavras-chave: Melanoma
Rastreamento ocular
Simuladores
Radioterapia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Departamento: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 31-Jan-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4503
Aparece nas coleções:Física Médica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JVMSousa.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.