Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4505
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Carlos Lacerda jornalista: repórter, gestor e teórico da imprensa
Autor(es)/Inventor(es): Corrêa, Lucas Berlanza
Orientador: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumo: Sintetiza a trajetória do político brasileiro Carlos Lacerda em sua atividade jornalística, destrinchando-a em seus dois aspectos fundamentais: o exercício prático da profissão, tanto como repórter quanto como gestor do veículo Tribuna da Imprensa, e sua concepção teórica a respeito do assunto, sobretudo com base em seu opúsculo A Missão da Imprensa. A partir de uma exposição biográfica sucinta, com ênfase em sua carreira jornalística, o trabalho pretende incrementar os estudos sobre essa importante figura do cenário histórico brasileiro do século XX a partir do aspecto que o próprio Lacerda teria privilegiado, elencando informações das principais biografias e das obras do personagem, além de alguns estudos acadêmicos acerca da sua inserção no contexto jornalístico e das transformações da imprensa brasileira por volta da década de 1950.
Palavras-chave: Lacerda, Carlos
Biografia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CORRÊA, Lucas Berlanza. Carlos Lacerda jornalista: repórter, gestor e teórico da imprensa. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4505
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCorrêa.pdf219,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.