Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4509
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização geoquímica em uma seção da formação Irati na porção norte da Bacia do Paraná e avaliação do efeito térmico provocado pela intrusão de rochas ígneas
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Ygor dos Santos
Orientador: Mendonça Filho, João Graciano
Coorientador: Coutinho, Luiz Felipe Carvalho
Resumo: O presente trabalho foi realizado em uma sessão da Formação Irati no norte da bacia do Paraná. A Formação Irati é composta por intercalações de folhelhos e rochas carbonáticas, depositadas em um ambiente marinho restrito. Esta unidade litoestratigráfica é a mais propícia para gerar hidrocarbonetos na bacia, devido ao alto conteúdo orgânico. As amostras foram coletadas na Pedreira Sucal, no município de Perolândia – GO. Duas das três frentes de lavra existentes na pedreira estão intrudidas por uma soleira de diabásio com cerca de 13 metros de espessura. O objetivo principal deste trabalho é a caracterização geoquímica de rochas geradoras deste intervalo, assim como analisar a influência térmica das intrusivas ígneas nos parâmetros geoquímicos. Foram realizadas as análises de Carbono Orgânico Total (COT), Pirólise Rock-Eval, e análise geoquímica do extrato para a determinação do Isótopo de Carbono δ13C, e obtenção dos dados de biomarcadores e da cromatografia gasosa. O calor imposto pelas soleiras às rochas foi o suficiente para a geração tanto de hidrocarbonetos gasosos, onde grande parte da matéria orgânica foi exaurida, quanto de hidrocarbonetos líquidos. Os parâmetros de maturação analisados sejam moleculares (biomarcadores e isótopos) ou óticos (índice de coloração de esporos e refletâncias de vitrinitas) foram afetados de forma semelhante, aumentando de acordo com a proximidade da intrusiva.
Palavras-chave: Formação Irati
Intrusões ígneas
Geoquímica orgânica
Maturação Térmica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4509
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA, Y.pdf667,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.