Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4511
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dc.contributor.advisorLuz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.authorClavery, Elisa Cristina Sá Fortes-
dc.date.accessioned2018-08-16T20:02:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:33Z-
dc.date.issued2015-07-12-
dc.identifier.citationCLAVERY, Elisa Cristina Sá Fortes. Fact checking: jornalismo de checagem da política midiatizada. 2015. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4511-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrônica jornalisticapt_BR
dc.subjectFraude eleitoralpt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.titleFact checking: jornalismo de checagem da política midiatizadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Marialva Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9819532476888552pt_BR
dc.contributor.referee2Latini, Gabriela Nóra Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9743115177041525pt_BR
dc.description.resumoAborda a propagação de uma atividade que ganha status de novidade a partir da aceleração dos processos de publicação de notícias em plataformas digitais: o exercício do fact-checking, isto é, “checagem de fatos”. O fact-checking é um trabalho realizado, geralmente, por jornalistas, que pretendem comprovar ou refutar, a partir da exposição de dados e análises, a veracidade de discursos de autoridades políticas ou personalidades com relevância na área, como empresários, jornalistas, líderes de movimentos sociais. Além de apresentar a origem do fact-checking e apontar alguns dos exemplos de espaços mais significativos dedicados a essa atividade – como os norte-americanos PolitiFact e FactCheck.org e o argentino Chequeado.com –, este trabalho pretende explorar as possibilidades deste modelo, abordando diferentes métodos e possibilidades de interação com o público, bem como a relevância dessa ferramenta e seus efeitos na política e nos (e)leitores. Para tanto, faz um estudo de caso do fact-checking brasileiro Preto no Branco, pertencente ao jornal O Globo e criado pela jornalista Cristina Tardáguila durante as eleições no país em 2014, e procura entender o motivo da redução da produção do blog após o fim da campanha eleitoral deste mesmo ano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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