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dc.contributor.advisorCarvalho, José Luis Felicio dos Santos de-
dc.contributor.authorSouza, Henri de Paiva-
dc.date.accessioned2018-08-20T16:02:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4521-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectLinguagem popularpt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.titleA influência do pop-management no discurso de tomadores de decisão em startupspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8388315009873625pt_BR
dc.description.resumoO termo pop-management tem se tornado cada vez mais conhecido no meio empresarial e acadêmico. É notável que livros e revistas de leitura rápida produzidos pela mídia de negócios, as empresas de consultoria, os gurus empresariais e as escolas de negócios, têm influenciado cada vez mais os empresários em suas tomadas de decisão, especialmente em startups. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar elementos do pop-management presentes nos discursos de tomadores de decisão em startups localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório com técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistadas dezesseis pessoas que ocupam cargos estratégicos em startups no RJ e usufruem da cultura do pop-management. Constatou-se que essa cultura influência, de fato, não só o discurso como a própria tomada de decisão dos funcionários. Também se constatou nas entrevistas termos que são massivamente usados no pop-management, assim como foi identificada uma forte influência norte-americana nos discursos dos entrevistados, que não só valorizavam os fatores internacionais e o estudo no exterior, como também utilizavam, em grande quantidade, termos de negócios em inglês, fatores que acabam contribuindo para a criação de estereótipos e modismos sobre esse tipo de cultura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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