Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/457
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O grito e a rua
Autor(es)/Inventor(es): Bornstein, Alexandre Kubrusly
Orientador: Capeller, Ivan
Resumo: Trata-se de uma obra audiovisual de cerca de 20 minutos que procura retratar as diversas manifestações que ocorreram no Rio de Janeiro entre junho e outubro de 2013. O processo de produção do curta metragem começou em 2013 quando se deram as gravações dos protestos. Foram ao todo 22 manifestações filmadas nesse período. Dessa forma os processos de concepção e roteirização do filme se deram depois da gravação. Do ponto de vista formal, a narrativa do curta-metragem articula-se através das palavras de ordem proferidas, dos cartazes presentes e de algumas cartelas inseridas ocasionalmente. Isso foi feito no intuito de aumentar a sensação de imersão do espectador e, na medida do possível, deixar as manifestações falarem por si. O percurso histórico do filme vai desde o aumento da tarifa dos ônibus em junho até a prisão em massa dos manifestantes no dia 15 de outubro, procurando levantar as principais reivindicações que surgiram nesse período. A opção por esse documentário se deu pelo desejo de investigar esse acontecimento histórico, não como um observador afastado, mas a partir de um ponto de vista claro: o de um manifestante. Com isso o documentário tem como objetivo também servir como discurso político, indo na contra mão do discurso da mídia tradicional.
Palavras-chave: Audiovisual
Documentário
Curta-metragem
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Set-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BORNSTEIN, Alexandre Kubrusly. O grito e a rua. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Grito e a Rua - Relatório.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.