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http://hdl.handle.net/11422/4617
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Earp, Fabio de Silos Sa | - |
dc.contributor.author | Chagas, Letícia Perez Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-22T21:43:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:38Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4617 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Investimentos | pt_BR |
dc.subject | Obra de arte | pt_BR |
dc.subject | Artistas | pt_BR |
dc.subject | Leilão de arte | pt_BR |
dc.title | O mercado de obra de arte como investimento alternativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0337996049282754 | pt_BR |
dc.description.resumo | A arte de modo geral é uma forma das pessoas expressarem o que sentem e o mercado de obra de arte é marcado por tendências, ou seja, cada período possui suas características. Este mercado é composto por diversos agentes e, assim a cadeia produtiva é formada, tendo início no processo criativo do artista que dá origem a uma pintura, escultura ou outros tipos de trabalho e termina na casa de algum comprador ou em algum museu. É importante destacar que há diversos tipos de compradores, alguns adquirem a obra como um símbolo de alto poder aquisitivo, outros realmente são apaixonados por obras e, há aqueles que estão visando o lucro que irão obter ao revender o trabalho. Sendo assim, quando objetivo é o retorno financeiro, é aconselhado que seja feita uma comparação do mercado de arte com os outros mercados nos quais o capital pode ser investido, sempre observando os riscos presentes e a liquidez que o ativo possui. Ademais, um ponto relevante é a existência de obras falsas no mercado de arte, trazendo incerteza ao mercado, o que é um ponto negativo em relação aos mercados que possuem apenas risco, já que este último pode ser quantificado através de modelos matemáticos. Desse modo, o mercado de arte aparece como menos atraente do que mercados alternativos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
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