Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/4619
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Mais diplomas, mais produtividade?: Uma análise inicial entre países e setores |
Autor(es)/Inventor(es): | Moraes, Marcelo Lima de |
Tutor: | Pero, Valéria Lúcia |
Tutor : | Coelho, Bernardo |
Resumen: | Analisa a relação entre a escolaridade e a produtividade. A literatura coloca que o investimento em educação, através do aumento da produtividade, tem efeitos positivos em termos de crescimento econômico. Assim, este trabalho buscou investigar tal relação a partir de uma ampla base de dados para diversos países ao longo de um período de quinze anos. Foram realizadas análises econométricas para o caso da produtividade agregada e para os setores agropecuário, industrial e de serviços tradicionais, híbridos e modernos. Foi encontrado que uma maior proporção de horas de trabalho qualificado (realizado por trabalhadores com ensino superior) apresenta relação positiva com a produtividade para o caso agregado e todos os casos setoriais, exceto o industrial. Além disso, como resultado, foi percebido que, ao longo do tempo, a proporção de horas de trabalho qualificado não influenciava mais a produtividade com a mesma relevância. |
Materia: | Desenvolvimento econômico Produtividade Educação Econometria |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::ETODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOS |
Unidade de producción: | Instituto de Economia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Ciências Econômicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Marcelo Lima de Moraes.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.