Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4640
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Economia criativa na comunidade da Mangueira: estudo de caso da Ecomoda
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Ygor Freire da
Orientador: Maimon, Dalia
Resumo: Analisa, através do estudo de caso do o projeto EcoModa, os polos criativos encontrados na região da Mangueira, detalhando seu caráter sustentável e sua mobilização na capacitação técnica da comunidade. Os pressupostos da pesquisa são que as atividades de economia criativa potencialmente geram receitas de vendas e direitos de propriedade intelectual, os produtos tangíveis e serviços intelectuais ou artísticos intangíveis possuem valor econômico e objetivos de mercado e há interface entre os setores artísticos, de serviços e industriais. Neste contexto, analisa-se a relação entre os projetos de economia criativa e a G.R.E.S Estação Primeira de Mangueira, principal geradora de empregos e renda na localidade. Este estudo do potencial criativo de áreas de baixa renda não é abordado na literatura internacional sobre territórios criativos e pode contribuir para avaliação de uma estratégia de expansão do emprego formal e informal nestes locais.
Palavras-chave: Capacitação tecnológica
Eco-design
Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira
Sustentabilidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4640
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Ygor versaofinal3.pdf910,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.