Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4678
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A desindustrialização brasileira: inserção externa passiva e efeito China
Autor(es)/Inventor(es): Lino, Nathália Martins
Orientador: Pinto, Eduardo Costa
Resumo: Muito se tem discutido acerca do atual processo de desindustrialização brasileiro e as causas que levaram o país à tal ponto. Esta monografia analisa as causas desse fenômeno, levando em conta a inserção externa brasileira no contexto do Modelo Liberal Periférico, em conjunto com as políticas econômicas que foram adotadas em nome desse novo padrão, e os impactos do Efeito China, particularmente a partir da recessão mundial de 2008. Dessa forma, primeiramente, serão apresentadas as duas teorias de desenvolvimento acerca do assunto: se a perda de participação da indústria no PIB e emprego decorrem de uma etapa pertencente ao desenvolvimento natural capitalista, onde o setor secundário dá lugar gradativamente ao terciário, em vista da expansão da urbanização e consequente mudança nos níveis de elasticidade renda da demanda por produtos industrializados; ou, como em muitos casos da periferia, essas perdas são uma evolução mascarada pela informalidade e pelas sobrevalorizações das taxas de câmbio, uma vez que não se alcançaram ainda níveis de renda per capita suficientemente altos. Além disso, será apresentado um breve histórico da desindustrialização no Brasil, bem como as conclusões a que diversos economistas chegaram a respeito das causas que levaram o país ao atual estado, ressaltando seus pontos de divergência e convergência. Nesse mesmo capítulo apareceram as definições iniciais e atualizadas do conceito de doença holandesa, bem como os autores que associam os sintomas apresentados pelo Brasil à tal falha de mercado para explicar como o abandono de políticas industriais efetivas se relacionam à recente perda de importância do setor secundário no PIB.
Palavras-chave: Desindustrialização
China
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4678
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NMLino.pdf680,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.