Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/467
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza Filho, Maria das Graças Freitas-
dc.contributor.authorMeinel, Leonardo Kalil Demian-
dc.date.accessioned2016-06-14T13:30:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:38Z-
dc.date.issued2010-12-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/467-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectUsuários de bibliotecaspt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectAprender a aprenderpt_BR
dc.subjectTreinamento de usuáriospt_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.titleBibliotecário como educador: sua auto-imagem versus a visão do estudantept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Sá, Nysia Oliveira de-
dc.description.resumoCom o desenvolvimento da indústria e as constantes inovações tecnológicas, a informação ganha uma importância nunca antes vista na história. Um número cada vez maior de informação está sendo produzido todos os dias nos meios eletrônicos. Abordaremos sobre como lidar com esses caos informacional, como saber o que é importante e o que devemos relevar. O bibliotecário sempre atuou como mediador da informação, por isso, nesse contexto, ele deve estar preparado para atuar frente a esses novos e tão dinâmicos suportes de informação e comunicação. É a partir dessa demanda que nasce uma tendência de aprendizado contínuo, onde os indivíduos têm de se tornar auto-suficientes na busca e avaliação da informação. Surge então uma necessidade por bibliotecários que sejam também educadores, que sejam o elo de ligação entre esse complexo universo informacional e a sociedade. Esse estudo pretende, através de uma pesquisa de campo com estudantes e bibliotecários da UFRJ, investigar se esses profissionais da informação assumiram esse papel de educador, ministrando treinamentos, orientando os usuários de suas bibliotecas e como os universitários percebem esse serviço. Para, desta forma, comparar a imagem apontada por cada grupo. Além de identificar em que estágio se encontra a competência informacional de ambos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Leonardo Kalil.pdf168.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.