Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/467
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza Filho, Maria das Graças Freitas | - |
dc.contributor.author | Meinel, Leonardo Kalil Demian | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-14T13:30:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:38Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/467 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecário | pt_BR |
dc.subject | Usuários de bibliotecas | pt_BR |
dc.subject | Competência informacional | pt_BR |
dc.subject | Aprender a aprender | pt_BR |
dc.subject | Treinamento de usuários | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecas universitárias | pt_BR |
dc.title | Bibliotecário como educador: sua auto-imagem versus a visão do estudante | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de | - |
dc.contributor.referee2 | Sá, Nysia Oliveira de | - |
dc.description.resumo | Com o desenvolvimento da indústria e as constantes inovações tecnológicas, a informação ganha uma importância nunca antes vista na história. Um número cada vez maior de informação está sendo produzido todos os dias nos meios eletrônicos. Abordaremos sobre como lidar com esses caos informacional, como saber o que é importante e o que devemos relevar. O bibliotecário sempre atuou como mediador da informação, por isso, nesse contexto, ele deve estar preparado para atuar frente a esses novos e tão dinâmicos suportes de informação e comunicação. É a partir dessa demanda que nasce uma tendência de aprendizado contínuo, onde os indivíduos têm de se tornar auto-suficientes na busca e avaliação da informação. Surge então uma necessidade por bibliotecários que sejam também educadores, que sejam o elo de ligação entre esse complexo universo informacional e a sociedade. Esse estudo pretende, através de uma pesquisa de campo com estudantes e bibliotecários da UFRJ, investigar se esses profissionais da informação assumiram esse papel de educador, ministrando treinamentos, orientando os usuários de suas bibliotecas e como os universitários percebem esse serviço. Para, desta forma, comparar a imagem apontada por cada grupo. Além de identificar em que estágio se encontra a competência informacional de ambos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Leonardo Kalil.pdf | 168.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.