Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4691
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMaimon, Dalia-
dc.contributor.authorDias, Luísa Leipnitz-
dc.date.accessioned2018-08-27T21:40:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4691-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia do compartilhamentopt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectCrise econômicapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleOs benefícios da economia compartilhada para os grandes grupos industriais de cosméticos no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3643885957747198pt_BR
dc.description.resumoIdentifica os benefícios da economia compartilhada que estão refletindo de maneira positiva no setor de beleza e cosméticos, especificamente no caso brasileiro. Em muitos setores, a crise econômica agiu como um fator de piora dos efeitos da crise econômica e provocou bruscas quedas nos modelos de negócios tradicionais. Entretanto, no caso do setor de cosméticos, seu desenvolvimento não foi permanentemente afetado nem pela crise e nem pela economia compartilhada, um novo modelo de consumo em que as pessoas estão dispostas a abrir mão da posse para usufruir dos benefícios de um ativo por preços mais baixos e apenas na quantidade que querem ou precisam. Ao longo desse estudo, percebemos que os modelos de negócios tradicionais estão incorporando as iniciativas da economia compartilhada, para aproveitar os benefícios desse modelo de consumo. Fica claro que o setor já percebeu que precisa se adaptar para não perder mercado para novos modelos de negócios. Para entender essa relação positiva entre a economia compartilhada e o setor de cosméticos e beleza, a monografia começa com uma breve introdução do assunto e, no primeiro capítulo, faz uma revisão da literatura a respeito desse novo modelo de consumo e quais fatores o impulsionaram no Brasil. O segundo capítulo apresenta e analisa o cenário do setor de cosméticos e beleza no Brasil, desde 2006. O terceiro capítulo apresenta brevemente a metodologia de caracterização das inciativas e modelos de negócios da economia compartilhada, e o segundo tópico analisa quais iniciativas da economia compartilhada já podem ser identificadas fora dos grandes grupos tradicionais de beleza que estão ajudando a manter o ritmo acelerado de crescimento, enquanto o terceiro tópico identifica as que já estão presentes dentro dos grandes grupos. O capítulo final trata sobre o desenvolvimento dessa relação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Luisa_Leipnitz_Dias.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.