Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4701
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Esportes norte americanos e comunicação: uma análise da cobertura midiática brasileira a partir de um modelo de sucesso
Autor(es)/Inventor(es): Nascimento, Felipe Lopes Gomes Valle do
Orientador: Fernandez Júnior, Fernando Ewerton
Resumo: Busca compreender a relação entre esportes norte-americanos e a mídia esportiva brasileira, tomando como base uma análise sobre a maneira como a cobertura desses esportes é feita pelos veículos nacionais de televisão e internet que se destacam como geradores de conteúdo de futebol americano, basquete, beisebol e hóquei sobre o gelo. Nessa análise, identificam-se as principais características das transmissões e dos programas dos canais televisivos e a formatação dos portais digitais. Para atingir esse objetivo, utiliza-se como base o conceito de sucesso do modelo de gerenciamento esportivo dos Estados Unidos, com enfoque nas quatro grandes ligas profissionais do país que são responsáveis por comandar essas modalidades (NFL, NBA, MLB e NHL, respectivamente). Explica-se ainda o crescente movimento de expansão das influências dos esportes norte-americanos pelo mundo e o processo global de desenvolvimento do esporte como espetáculo, características relevantes no âmbito esportivo da sociedade moderna. Além disso, também são evidenciadas a relevância do esporte universitário estadunidense e a prática dos esportes norte-americanos realizada no Brasil.
Palavras-chave: Esportes
Estados Unidos
Meios de comunicação de massa
Televisão
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NASCIMENTO, Felipe Lopes Gomes Valle do. Esportes norte americanos e comunicação: uma análise da cobertura midiática brasileira a partir de um modelo de sucesso. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLopes.pdf602.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.