Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4706
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKerstenetzky, Celia de Andrade Lessa-
dc.contributor.authorHu, Alícea Tong Tong-
dc.date.accessioned2018-08-28T20:30:49Z-
dc.date.available2018-08-30T03:00:13Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4706-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.titleA abordagem do crescimento da firma a partir do processo acumulativo de capacitações: um estudo de caso da Shiseidopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0408002839687344pt_BR
dc.description.resumoRelata a evolução empresarial da Shiseido, empresa japonesa de cosméticos e líder de mercado no Japão. A mesma começou como uma empresa familiar no século XIX e, atualmente, possui capital de 64,5 bilhões de ienes e atuação global, além de instalações de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e fábricas fora do Japão. Atrelado a este relato buscou-se o suporte teórico de Marshall e Penrose quanto à abordagem de crescimento da firma em um processo acumulativo e dinâmico de capacitações. Ambos são de épocas e locais diferentes, onde predominaram distintas formas jurídicas de organização empresarial e, assim, formularam suas teorias de acordo com o meio de cada um, mas que são possíveis de complementação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ATTHu.pdf429.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.