Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4735
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Freitas Filho, Almir Pita | - |
dc.contributor.author | Pompeu, Bruno Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-29T20:13:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:47Z | - |
dc.date.issued | 2017-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4735 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Economia brasileira | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.subject | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject | Investimentos estrangeiros | pt_BR |
dc.subject | Kubitschek, Juscelino | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da indústria automobilística sob a ótica do plano de metas do governo Juscelino Kubitschek (1956 – 1961) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5084503131653147 | pt_BR |
dc.description.resumo | Observa o papel da indústria automobilística para a economia brasileira, e o contexto desta análise é o período de governo de JK, quando é instituído o Plano de Metas, que se tratava de um conjunto de trinta e uma metas para o período entre os anos de 1956 a 1960, incluindo-se a construção da capital Brasília, denominada de “meta síntese”. Assim sendo, o trabalho tem por objetivo analisar a implantação da indústria automobilística no Brasil, incluída em uma das metas do Plano. Como justificativa para o desenvolvimento do estudo, observa-se que a industrialização do país se deu para atender ao objetivo de expansão e modernização do mercado interno, e a indústria automobilística poderia provocar demanda derivada e estender seu crescimento aos setores a ela relacionados, bem como traria aprendizado tecnológico à indústria de forma geral. Para tanto, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, e a pesquisa é do tipo exploratória-descritiva. Como principal resultado obtido, concluiu-se que, ainda que a indústria automobilística já existisse anteriormente a 1956, foi com o Plano de Metas que ela se solidificou. Ainda que não tenha alcançado o objetivo de promover a constituição de um setor 100% nacional ou de alcançar a meta percentual de nacionalização de peças e componentes, foi positiva a criação e diversificação de empregos, o desenvolvimento de setores fornecedores de matérias-primas e o aprendizado tecnológico das empresas e instituições públicas, em relação a metrologia e padronização. JK avaliava como sendo impossível o avanço econômico sem a participação do capital estrangeiro. Portanto, o governo JK apenas conseguiu alcançar o Plano de Metas em curto prazo, já que existiu um investimento expressivo de capital estrangeiro. A industrialização em larga escala não deliberou os problemas econômicos e tampouco pôs o Brasil em circunstância de primeiro mundo, uma vez que apenas quem se beneficiou com isto foram as multinacionais e as organizações monopolistas nacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS E AJUDA EXTERNA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Bruno Pompeu - Versão Corrigida Final.pdf | 588.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.