Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4739
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Projetos de desenvolvimento brasileiros: governos Fernando Henrique Cardoso e Lula
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Fernanda Bornéo da Silveira
Orientador: Pinto, Eduardo Costa
Resumo: Analisa os principais fatos econômicos estilizados e a atuação estatal no campo da política industrial (com a implementação da PITCE1 e da PDP2) do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), buscando identificar se houve uma ruptura com o Modelo Liberal Periférico (MLP) – que é a expressão do modelo neoliberal no Brasil – consolidado pelo governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Para tanto, descreve-se inicialmente o processo de surgimento do neoliberalismo e como este projeto se expandiu e se consolidou mundialmente. Em seguida identifica-se as primeiras medidas de perfil neoliberal durante o governo Fernando Collor de Mello (1990-1992) e a consolidação do MLP durante os governos FHC. O modelo em questão não atingiu os resultados macroeconômicos pretendidos. Com isso, abriu-se caminho para a chegada de um novo governante da oposição ao poder, Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), com a proposta de um novo modelo de desenvolvimento. Este suposto novo modelo obteve resultados macroeconômicos superiores ao governo anterior, sem, contudo, gerar mudanças na estrutura produtiva. Dado isso foi possível evidenciar que o governo Lula se caracterizou por um modelo híbrido de desenvolvimento (sem ruptura com o MLP), combinando políticas industriais com os eixos das políticas macroeconômicas do governo FHC.
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico
Política industrial
Macroeconomia
Neoliberalismo
Cardoso, Fernando Henrique
Silva, Luiz Inácio Lula da
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Out-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4739
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Bacharelado_Fernanda Bornéo da S. Alves_DRE 107327399 v2.pdf986,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.