Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4753
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização geológica, petrográfica e geoquímica do granitóide serra de água limpa, município de Campos do Jordão, SP
Autor(es)/Inventor(es): Zavam, Frederico
Orientador: Mendes, Julio Cezar
Coorientador: Teixeira, Patrícia A. Duffles
Resumo: O presente trabalho apresenta o estudo da geologia, petrografia e geoquímica do corpo Serra da Água Limpa (GSAL) (Trouw et al, 2007), que ocorre na região da Serra da Mantiqueira na divisa do Estado de São Paulo e Minas Gerais. A área estudada está situada na Província Mantiqueira, também denominada Sistema Orogênico Mantiqueira mais precisamente no extremo sul da Faixa Brasília, no domínio da Zona de Interferência, segundo Trouw et al (2000), Heilbron (2004), Campos Neto et al (2004) e Peternel et al (2005). Nas imediações do corpo Serra da Água Limpa, foi identificada como encaixante, uma sequência metassedimentar do Complexo Embu (Hasui,1981), biotita-sillimanita gnaisse e biotita gnaisse. E ocorrem rochas da Bacia Pico do Itapeva, que tem o GSAL como embasamento. O GSAL aflora em uma área de aproximadamente 80 Km² e corresponde a um corpo de forma alongada, orientada em ENE-WSW. Sua composição é monzogranítica a granodiorítica, com textura inequigranular porfirítica, e fenocristais de feldspatos (K-feldspato predomina em relação ao plagioclásio), apresentando uma matriz de granulometria média a grossa composta predominantemente por quartzo, feldspatos, quartzo e hornblenda. A mineralogia essencial é microclina, plagioclásio, quartzo e biotita. Como minerais acessórios ocorrem opacos, titanita, hornblenda, zircão, apatita e allanita e como secundários sericita, epidoto e clorita. O magmatismo é classificado como cálcio-alcalino de alto potássio, e de caráter peraluminoso. Os dados geocronológicos, obtidos na literatura indicam idades de cristalização entre 630 - 670 Ma e de metamorfismo em 616 ± 4 milhões de anos (Peternel,2005; Vinagre, 2010).
Palavras-chave: Embu
Granitóide
Serra da Água Limpa
Ribeira
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4753
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZAVAM, F.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.