Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4774
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dc.contributor.advisorFerraz, Maria Cristina Franco-
dc.contributor.authorCarneiro, Daniel Machado Vivacqua-
dc.date.accessioned2018-08-30T20:30:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:47Z-
dc.date.issued2014-12-12-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Daniel Machado Vivacqua. Comunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensível. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4774-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectLinguagem teatralpt_BR
dc.subjectCriação artísticapt_BR
dc.titleComunicações da Cena: os usos da palavra, as formas da percepção e a partilha do sensívelpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3089046352451907pt_BR
dc.contributor.referee1Fabiao, Eleonora Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630482101913111pt_BR
dc.contributor.referee2Fragozo, Fernando Antonio Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8778872217181908pt_BR
dc.description.resumoAnálise da relação entre as possibilidades de uso da palavra – em sua concomitância com a lógica dos modos de pensar –, as formas de perceber o mundo a partir da linguagem, de um modo geral, e a noção de partilha do sensível, concebida pelo filósofo Jacques Rancière. Nessa perspectiva, procuro esboçar algumas formas como a prática teatral pode participar na inscrição de sentido em uma comunidade. Identifico, assim, alguns aspectos políticos e estéticos característicos da linguagem cênica a partir do que Rancière considera como os três grandes regimes de identificação das artes. Primeiramente, esses regimes são contextualizados no pensamento de Rancière e o primeiro deles, o regime ético, é delineado. Em seguida, este é considerado a partir da perda de eficácia da palavra decorrente do seu processo de laicização, tal como analisado por Marcel Detienne em Os Mestres da Verdade na Grécia Arcaica. No segundo capítulo, abordo alguns aspectos gerais do drama aristotélico, constituinte do regime poético, e a sua relação com certa predominância da chamada palavra-diálogo. Posteriormente, delineio alguns princípios da ópera de Richard Wagner, como a proposta de controle da percepção do espectador, a partir dos estudos de Jonathan Crary. E, finalmente, apresento a proposta estética do Teatro da Crueldade, concebida por Antonin Artaud, a partir da crítica que faz ao uso da palavra no teatro europeu do início do século XX, de um modo geral, e do processo de transição para o regime estético.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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