Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4791
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Fundos de pensão estatais como instrumentos político-econômicos: análise do impacto na rentabilidade das empresas
Autor(es)/Inventor(es): Lopes, Diego Gomes
Orientador: Fonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da
Resumo: Quando se estuda a respeito da postura ideal dos governos em relação à economia, é possível se deparar com teorias que apoiam desde um nível mínimo de interferência (laissez faire) até posturas político-econômicas menos liberais. No caso do Brasil, desde o primeiro governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso até a atual gestão da Presidente Dilma Roussef, tem sido possível notar um aumento no nível de interesse do governo em ditar os rumos da economia do país. Dentre as principais ferramentas utilizadas para tal, este trabalho se focará na utilização dos grandes Fundos de Pensão estatais (Previ, Petros e Funcef) como instrumentos político-econômicos em que, ao adquirir participações acionárias de grandes grupos empresariais brasileiros, assumem em contrapartida o direito de influenciar nas decisões estratégicas de tais companhias. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é o de apurar de que forma a influência dos interesses governamentais na gestão de tais empresas pode interferir no desempenho das mesmas. Este estudo foi realizado a partir de referências bibliográficas e análise de indicadores de desempenho das empresas listadas no Índice Bovespa. A revisão teórica encontrou posicionamentos a favor e contra a presença dos Fundos de Pensão no quadro de acionistas das grandes empresas brasileiras. Já na etapa de análise dos indicadores de desempenho, notou-se, através da estatística descritiva, que o grupo de empresas que fazem parte portfólio dos fundos de pensão analisados apresentam alguns índices de desempenho ligeiramente superiores quando comparadas às empresas listadas no Índice Bovespa que não receberam investimentos dos Fundos de Pensão durante o período analisado.
Palavras-chave: Fundo de pensão
Desempenho organizacional
Governança corporativa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4791
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DGLopes.pdf394,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.