Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4797
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os desdobramentos da liberalização financeira no Brasil: uma análise da tributação sobre o consumo e a renda desde os anos 1990
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Victor Bridi de
Orientador: Lavinas, Lena
Resumo: Discute como a política tributária está concatenada ao regime de acumulação capitalista. O século XX presenciou transformações substanciais no capitalismo, cujas reformas reverberaram no perfil da política tributária. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a tributação, guiada sob a lógica keynesiana, possuía objetivos de redistribuição de renda e crescimento econômico, propondo impostos progressivos e incentivos fiscais ao setor privado. Com a ascensão do neoliberalismo, em meados dos anos 1970, descarta-se a ideia de intervenção econômica e social através de tributos, preconizando a adoção de impostos indiretos para não afetar o equilíbrio de preços dos mercados, tornando os sistemas tributários mais regressivos. O Brasil alterou seu modelo de crescimento no início dos anos 1990, sob as diretrizes do Consenso de Washington, implicando em uma restruturação da sua política fiscal. Portanto, o objetivo desta monografia é demonstrar como as mudanças no capitalismo em nível mundial puderam influenciar as regras e princípios da política tributária no Brasil, principalmente sobre o consumo e a renda, para adequá-la aos paradigmas do novo regime de acumulação do capital sob a dominância financeira.
Palavras-chave: Sistema tributário
Política físcal
Organização do trabalho
Economia Keynesiana
Neoliberalismo
Financeirização
Distribuição de renda
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL::POLITICA FISCAL DO BRASIL
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4797
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_2017_10_16_Victor_Bridi_vFINAL.pdf909,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.