Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4804
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCister, Angelo Maia-
dc.contributor.authorSantos Junior, Antonio Carlos Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2018-09-03T17:46:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:37Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4804-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrevisão de vendaspt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectControle orçamentáriopt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.titleA importância da previsão de vendas para empresas de mercado de varejo de roupas com perfil familiarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4880157331326081pt_BR
dc.description.resumoDemonstra as principais características do método de previsão de vendas, a definição de um modelo a partir das informações como dados numéricos e a importância de sua utilização em uma empresa. O foco do estudo será em pequenas e micro empresas, especialmente de perfil familiar do mercado de varejo de roupas. Isto porque apesar de serem muito numerosas e responsáveis por uma parcela significativa na produção de bens e geração de empregos na economia brasileira, a administração destas costuma ser realizada de modo muito empírico, centralizada na figura do líder. O presente trabalho visa comprovar que através de um modelo simples é possível tornar o gerenciamento financeiro de uma organização mais eficiente e racional, aumentando a capacidade de planejamento e a competitividade da empresa como um todo. Por isso é importante o planejamento orçamentário, pois este quantifica os objetivos estabelecidos pelo planejamento estratégico e é importante salientar que o ponto de partida do processo orçamentário é a previsão de vendas. Contudo, o objetivo principal deste trabalho é fazer a previsão de vendas um “lag” a frente das vendas de roupas e acessórios das lojas Brown, para auxiliar na determinação dos recursos necessários e efetuar compras de forma eficaz de modo que não faltem produtos nas lojas, e que não haja excesso de estoque, auxiliando assim em um gerenciamento logístico, maximizando lucro e minimizando custos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACRSantosjr.pdf640.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.