Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4838
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aplicação do método Fuzzy para reconhecimento de padrões em perfis de poços do Campo de Namorado - Bacia de Campos
Autor(es)/Inventor(es): Magalhães, Ana Carolina Gonçalves Tavares
Orientador: Silva, Jadir da Conceição da
Resumo: O método Fuzzy de reconhecimento de padrões tem sido largamente utilizado na interpretação de dados geofísicos. Estes dados são respostas físicas específicas de formações geológicas. Como os dados normalmente contêm importantes informações físicas da geologia da qual eles resultaram, eles revelam padrões significativos destas estruturas geológicas. Entre os métodos de exploração geofísica, a perfilagem de poços tem grande aplicação na localização e avaliação de recursos minerais, como o petróleo. Um grande desafio que se apresenta é a segmentação destes perfis em zonas capazes de identificar certos padrões encontrados nos reservatórios de petróleo e gás. Um exemplo típico destes padrões é um arenito permo-poroso, levemente argiloso e saturado com óleo. Sabe-se que neste caso, o perfil de raios gama indicará baixo valor de GR, o perfil de resistividade elétrica indicará alto valor de ILD devido a alta resistividade dos hidrocarbonetos, os perfis de porosidade (PHID, PHIN ou PHIS) indicarão de médio a altos valores de porosidade, entre outros. Isto se constitui em um padrão para a fácies arenito c/ óleo, salvo sinais indesejáveis que inevitavelmente contaminam os perfis. O problema aqui proposto é caracterizar os reservatórios utilizando estes padrões geofísicos de poço. Na primeira etapa do trabalho aplicou-se a regra fuzzy, com auxílio do software MATLABTM, a fim de assinalar as zonas que apresentassem os padrões folhelho, rocha reservatório com água, rocha reservatório com gás e rocha reservatório com óleo, utilizando-se a técnica de agrupamento não supervisionado dos perfis sintéticos de poços e os vínculos físicos necessários a caracterização de cada padrão. Na segunda etapa, a técnica proposta foi aplicada em perfis compostos do Campo de Namorado, Bacia de Campos. Os resultados foram coerentes com a interpretação litológica prévia esperada para os perfis sintéticos e observadas em testemunhos dos perfis reais.
Palavras-chave: Método Fuzzy
Perfis de poços do Campo de Namorado
Bacia de Campos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2004
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4838
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAGALHAES, A.C.G.T.pdf4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.