Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4848
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Utilização da tecnologia 3D-FTG na identificação de corpos ferrosos na borda sudeste do Sinclinal Gandarela, Quadrilátero Ferrífero
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Luis Mauricio Marques Santos
Orientador: Dayan, Henrique
Coorientador: Silva, Jadir Conceição da
Resumo: Com o mercado mundial de minério de ferro extremamente aquecido faz-se necessário descobertas de novas jazidas e em um curto prazo de tempo. O 3D-FTG (Three Dimensional Full Tensor Gravity Gradiometry), tecnologia desenvolvida nos anos 70 para uso militar e hoje com fins exploratórios, vem ajudar nestas buscas por ser um método barato (comparativamente a outros métodos), rápido (um único levantamento pode cobrir enormes áreas) e confiável. Este trabalho faz uma apresentação do método 3D-FTG mostrando a teoria envolvida, descrevendo a aparelhagem utilizada nos levantamentos e explicando as etapas de aquisição e processamento dos dados. Este trabalho, mostra um levantamento feito na borda sudeste do sinclinal Gandarela, Quadrilátero Ferrífero – MG, região de grande potencial exploratório já que no mesmo sinclinal encontram-se as grandes jazidas de Brucutu e de Dois Irmãos. Neste levantamento é feita uma análise de densidade com o objetivo de melhor detalhar potenciais alvos exploratórios. Para validar o método é feita uma comparação de grids das componentes do tensor total da gravidade entre dados sintéticos e dados reais, obtidos no levantamento. Para finalizar é feita uma análise da intensidade do sinal da componente Tzz com material obtido através de furos de sondagem. Concluiu-se com este trabalho que é muito importante que em levantamentos feitos em regiões de terrenos acidentados se utilize modelos digitais do terreno de alta precisão e que o método sozinho não fornece todas as respostas, que ainda é necessário e importante o mapeamento de campo e as campanhas de sondagem.
Palavras-chave: 3D-FTG
Sinclinal Gandarela, Quadrilátero Ferrífero – MG
Gravidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4848
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, L.M.M.S.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.