Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4873
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A política de salário mínimo no Brasil e os impactos da sua valorização no período recente sobre a distribuição de renda e o crescimento
Autor(es)/Inventor(es): Araujo, Thiago Soares Krause de
Orientador: Bastos, Carlos Pinkusfeld Monteiro
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo avaliar a importância do salário mínimo para a promoção de uma sociedade mais igualitária e mostrar que, ao contrário do que é defendido por algumas correntes do pensamento econômico, a sua valorização não apenas é compatível com o crescimento econômico como pode constituir-se em peça fundamental num modelo de crescimento como o adotado no período 2004-2010. Inicialmente, é observado o papel desempenhado pelo salário mínimo, no Brasil, dentro dos diferentes contextos político-econômicos, desde a sua criação, em 1940. A despeito da sua abrangência ainda relativamente reduzida, demonstra-se que, até o golpe de 1964, o mesmo foi se consolidando no sentido de atender a sua função básica de proteção à renda da família do trabalhador. A partir daí, no entanto, verifica-se uma desvalorização do salário mínimo em conformidade com a adoção de um padrão de acumulação altamente concentrador de renda. Em seguida, são analisados os efeitos da política recente de valorização do salário mínimo sobre a seguridade social, a taxa de salários, a distribuição de renda, o nível de emprego e o crescimento. Finalmente, os fatos observados levam a concluir que a manutenção da política de valorização salário mínimo é fundamental não apenas para que se consiga garantir proteção à família do trabalhador, segundo os preceitos constitucionais, mas para que o país consiga sair da armadilha de uma estrutura produtiva de baixos salários e do quadro de profunda desigualdade em que ainda se encontra.
Palavras-chave: Salário mínimo - Brasil
Igualdade social
Desigualdade social
Distribuição de renda
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mai-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4873
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Thiago_Krause.pdf547,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.