Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/4877
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bastos, Maria Teresa Ferreira | - |
dc.contributor.author | Menezes, Ana Angélica da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T14:43:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:37Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-31 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Ana Angélica da Costa. Imagem, história e memória: um olhar sobre os monóculos fotográficos. 2016. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4877 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.title | Imagem, história e memória: um olhar sobre os monóculos fotográficos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8226265096151988 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Costa, Jean Carlos Pereira da | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9567312073768675 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gastaldoni, Dante | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1793875080581837 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lissovsky, Mauricio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8617902192670705 | pt_BR |
dc.description.resumo | Investigação sobre as imagens de monóculos fotográficos. Populares entre os anos de 1970 e 1990, estes dispositivos que guardam em seu interior um slide em filme reversível, são comumente comparados a uma luneta e eram produzidos por fotógrafos de rua ou itinerantes. Por meio de entrevistas com profissionais que trabalharam com os monóculos fotográficos são retomadas as impressões e vivências afetivas e de memória tanto daqueles que foram fotografados quanto de quem os fotografou. Através de seus relatos, há o resgate das experiências que compõem estas memórias a partir deste tipo fotográfico, o qual tem sido esquecido ao longo do tempo. O estudo traz um aporte teórico no tocante à questão da fotografia de família e à constituição de sua “crônica visual”. Por meio destas, é observada a construção das memórias de um determinado grupo que, aliado à análise de algumas fotografias de monóculo, permite a verificação do despertar da consciência visual que as imagens impulsionam. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AACMenezes.pdf | 988.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.