Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/489
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Feijó, Mário | - |
dc.contributor.author | Pitanga, Juliana Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-16T18:36:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:00Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-17 | - |
dc.identifier.citation | PITANGA, Juliana Ferreira. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o mercado de livros didáticos. 2010. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/489 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção editorial | pt_BR |
dc.subject | Mercado editorial | pt_BR |
dc.subject | PNLB | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | O programa nacional do livro didático (pnld) e o mercado brasileiro de livros didáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5152972526429719 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Cristiane Henriques | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8352428563251145 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Villas-Boas, André | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1372746712628330 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é estudar o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e seu impacto no mercado editorial nacional. Para muitos brasileiros o primeiro contato com o objeto livro é feito na escola. Segundo a pesquisa Retratos da leitura, publicada pelo Instituto Pró-Livro em 2008, dos 95,6 milhões de brasileiros que se encaixam no perfil de leitores, 47,4 milhões (50%) são estudantes que leem livros indicados pelas escolas, dentre estes os livros didáticos. Por meio do PNLD, o governo federal adquire milhões de exemplares todos os anos, tornando-se o maior comprador de livros no Brasil, fato que atrai muitas editoras, pois se trata de vendas garantidas com altas tiragens. Por ser um mercado certo e regular, as grandes editoras investem pesado em tecnologia, não só para entregar em tempo hábil os livros selecionados pelo MEC, como também na interatividade com os professores (criação de sites, fóruns e atendimentos exclusivos). A concentração do setor é um desafio, já que apenas as grandes editoras têm condições de batalhar para conquistar uma fatia cada vez maior do mercado. No cenário atual é evidente o desdobramento das editoras para cativar os docentes da rede pública de ensino − membros essenciais na escolha dos livros no PNLD − com diversas ações, entre elas a atualização dos professores, papel que na teoria cabe ao Estado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Produção editorial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JFPitanga.pdf | 616.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.