Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4908
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estado de bem-estar social na China: análise de sua tipologia a partir do sistema de proteção social na saúde pós-1980
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Fabianna Bacil Lourenço
Orientador: Nogueira, Isabela
Resumo: A monografia objetiva realizar uma revisão bibliográfica que viabilize caracterizar o sistema de proteção social de saúde na China a partir da década de 1980 até 2015, de forma que seja possível utiliza-lo como proxy do Estado de Bem-Estar Social (EBES) que se desenha no caso chinês nesse período e fazer uma comparação qualitativa com as tipologias de regimes de bem-estar social consolidadas na literatura sobre o tema, especificamente a de Esping-Andersen (1990), e aquelas utilizadas para o EBES no leste asiático. O modelo chinês se caracteriza pela provisão de bem-estar via seguros, segmentados de acordo com a participação no mercado de trabalho e região de origem, com benefícios diferenciados, mais generosos para os trabalhadores urbanos formais de províncias mais desenvolvidas. Outra característica é a ligação entre a provisão de bemestar e o objetivo de desenvolvimento econômico – se até o início da década de 2000 o EBES era entendido como obstáculo ao crescimento, em tempos mais recentes ele passa a ser identificado pelo governo chinês como instrumento necessário para o mesmo. Isso leva à maior aproximação com o modelo conservador-corporativista de Esping Andersen e o híbrido entre produtivista e redistributivo no modelo descrito por Chan e Lin (2013).
Palavras-chave: Estado de Bem-Estar
Saúde - China
Seguro Social - China
Desenvolvimento econômico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4908
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.