Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Moreno-
dc.date.accessioned2018-09-10T16:37:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:54Z-
dc.date.issued2015-04-
dc.identifier.citationBARROS, Moreno. Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte , v. 20, n. 2, p. 19-37, jun. 2015 . Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1782.pt_BR
dc.identifier.issn1981-5344pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4920-
dc.description.abstractAlternative metrics or "altmetrics" can be defined as the study and use of academic impact measures based on the activity of online tools and environments. Altmetrics aim to measure the different forms and patterns of meaning and use of scientific products, looking not only for publishing in traditional media, but also the broader process of dissemination in emerging environments. Its goal is to update the scientific concept of influence in a century characterized by the rapid spread of information and adoption of social media on a global scale. This paper presents the altmetrics and analyses its application to assess academic impact.en
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlmetricspt_BR
dc.subjectWebometriapt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectFator de Impactopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectAltmetriapt_BR
dc.titleAltmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociaispt_BR
dc.title.alternativeAltmetrics: alternative metrics of scientific impact based on social mediapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.doi10.1590/1981-5344/1782pt_BR
dc.description.resumoMétricas alternativas ou “altmetrics” podem ser definidas como o estudo e uso de medidas de impacto acadêmico com base na atividade de ferramentas e ambientes online. Altmetrics visam medir as diferentes formas e padrões de significado e uso dos produtos científicos, verificando não apenas a publicação em veículos tradicionais, mas também o processo mais amplo de disseminação em ambientes emergentes. Seu objetivo é atualizar o conceito de influência científica em um século caracterizado pela rápida disseminação de informações e adoção de mídias sociais em escala global. O presente trabalho apresenta as altmetrics e analisa sua aplicação para avaliar o impacto acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSistema de Bibliotecas e Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIApt_BR
dc.citation.volume20pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage19pt_BR
dc.citation.epage37pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1782-7979-1-PB.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.