Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/492
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bastos, Maria Teresa Ferreira | - |
dc.contributor.author | Esteves, Patrícia Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-16T19:07:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:00Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-15 | - |
dc.identifier.citation | ESTEVES, Patrícia Rodrigues. Teatro de Sombras: complexidade narrativa e acessibilidade no livro ilustrado. 2012. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/492 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção editorial | pt_BR |
dc.subject | Livro ilustrado | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Complexidade narrativa | pt_BR |
dc.title | Teatro de sombras: complexidade narrativa e acessibilidade no livro ilustrado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8226265096151988 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fragozo, Fernando Antonio Soares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8778872217181908 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Feijó, Mário | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5152972526429719 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho aborda a relação entre texto e imagem no livro ilustrado, a partir das paridades e dissonâncias entre essas duas linguagens, e como seus modos de organização relativos ao suporte colaboram com a função narrativa de modo expressivo. Observa-se que a complexidade narrativa emerge da mistura dessas linguagens e é potencializada pelas elipses criadas nessa coexistência. Valendo-se disso, o leitor conquista alto grau de participação subjetiva na experiência de leitura. O livro ilustrado é, então, comparado à sombra de um objeto: enquanto o limite da borda anuncia a forma, resta imaginar o que seria o projetado. A partir desse vislumbre, procurou-se entender como o aspecto interativo do uso da imaginação seria um fator determinante de acessibilidade, através do qual o livro ilustrado suprime as barreiras que delimitam sua audiência, inclusive as etárias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Produção editorial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PREsteves.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.