Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4930
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Instituições e desenvolvimento: uma comparação entre as contribuições de Douglass North e Daron Acemoglu para o debate
Autor(es)/Inventor(es): Abreu, Igor Pereira Faria de
Orientador: Castro, Ana Célia
Resumo: Este estudo tem como objetivo comparar as contribuições de Douglass North e de Daron Acemoglu para o debate sobre instituições e desenvolvimento econômico, centrando sua análise em uma das mais recentes obras de North, Violence and Social Orders: A Conceptual Framework For Interpreting Recorded Human History, bem como na principal obra de Acemoglu, Por que as Nações Fracassam. Para tanto, dois conceitos desenvolvidos por North: Open Access Order e Limited Access Order, e outros dois desenvolvidos por Acemoglu: Instituições Inclusivas e Instituições Extrativistas serão o fio condutor deste trabalho. Após uma breve apresentação das formulações anteriores de ambos os autores, que constituem a raiz dos conceitos que norteiam este trabalho e somando-se a isso a apresentação, de fato, de tais conceitos, buscamos demonstrar através de comparação que há grande convergência entre as teorias desenvolvidas por North e Acemoglu.
Palavras-chave: Comportamento humano
Desenvolvimento econômico
Economia institucional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4930
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.