Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4942
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Trabalho informal: a relação dos trabalhadores informais com a política de previdência social
Autor(es)/Inventor(es): Visconti, Camila Teixeira Valladão
Orientador: Souza, Fátima Valéria Ferreira de
Resumo: O trabalho informal já foi alvo de inúmeras pesquisas e ainda continua sendo analisado. Embora englobe atividades diversas, em geral, ainda possui a característica de ser um trabalho precário e desprotegido. A política de previdência social é uma das maneiras de assegurar ao trabalhador, o mínimo de renda no momento que não puder mais trabalhar. Sendo política contributiva, o trabalhador informal só terá proteção se contribuiu de alguma forma e durante algum tempo para esta política. Dessa maneira, o presente estudo tem por objetivo analisar qual a “visão dos trabalhadores informais” em relação à política de previdência social, bem como se, de alguma forma, contribuem ou não para esta. A política de previdência social não é, de fato, a garantia de uma farta aposentadoria ou auxílio, ou benefício que irá suprir todas as necessidades do contribuinte. Todavia, faz parte da política de Seguridade Social e tem, até o presente momento, devolvido mês a mês ao trabalhador aposentado uma parcela do que ele contribuiu. A não contribuição tem, então, delegado à politica de assistência social a difícil tarefa de “garantir” a sobrevivência de parcela significativa da população brasileira.
Palavras-chave: Política social
Previdência social
Trabalho informal
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Departamento: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VISCONTI, Camila Teixeira Valladão. Trabalho informal: a relação dos trabalhadores informais com a política de previdência social. 2015. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
URI: http://hdl.handle.net/11422/4942
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CTValladão.pdf626,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.