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dc.contributor.advisorSiqueira, Alexis Cavichini Teixeira de-
dc.contributor.authorCady, Bárbara Magalhães-
dc.date.accessioned2018-09-11T22:16:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:54Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4957-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumidores infantispt_BR
dc.subjectEmbalagenspt_BR
dc.titleA influência das embalagens de cereais matinais na escolha das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8104649154993809pt_BR
dc.description.resumoA maior participação da criança no processo de compra tem criado uma ótima oportunidade para a indústria de embalagens, já que o apelo visual das mesmas é um grande atrativo para esse novo grupo de consumidores. Este estudo tem por objetivo relacionar as variáveis que influenciam na preferência de crianças com idade entre seis e onze anos no que tange a embalagem de cereais matinais, através das análises qualitativas e quantitativas e de pesquisa bibliográfica. Para analisar a influência das embalagens e alcançar os objetivos do estudo, primeiramente busca-se compreender através de pesquisas bibliográficas a definição e os componentes das embalagens desde os primórdios até a atualidade. Deste modo foram definidas as variáveis: cor, recursos gráficos, tipologia das letras, logotipo, marca e promoções. Posteriormente foi elaborado um roteiro para aplicação em grupos de observação, onde se procurou entender a influência das variáveis escolhidas na preferência do público infantil. Os dados levantados mostraram que os participantes levam em consideração questões de suma relevância, como a maior propensão a consumir cereais com embalagens de cores chamativas, a preferência por mascotes que remetam à idéia de força e energia, e a indiferença à exposição dos valores nutricionais, dentre outras citações. A conclusão desse estudo é que a embalagem, em seu papel de expositora, é eficiente no mercado analisado dado que, no ponto de vista do publico infantil, todas foram claras ao expressar o que era o produto e quais benefícios ele traria. Algumas embalagens, entretanto, não foram aprovadas, seja pelo material ou por aspectos gráficos. Cabe, assim, ao Marketing das empresas do ramo, levar tais fatores em consideração ao elaborar seus projetos de embalagem, a fim de buscar sempre o atendimento às expectativas de seus consumidores, não só na idade adulta, mas também na infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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