Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAragão Júnior, Octavio Carvalho-
dc.contributor.authorMannara, Barbara Castari-
dc.date.accessioned2018-09-12T18:46:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:04Z-
dc.date.issued2014-02-11-
dc.identifier.citationMANNARA, Barbara Cestari. Jornalismo na internet e as organizações Globo no mundo virtual: estudos de casos do G1, Globo.com, O Globo Online e Techtudo. 2014. 146 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4960-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo eletrônicopt_BR
dc.subjectJornais eletrônicospt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleJornalismo na internet e as organizações Globo no mundo virtual: estudos de casos do G1, Globo.com, O Globo Online e Techtudopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4061559997085242pt_BR
dc.contributor.referee1Luz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.contributor.referee2Porto, Bruno de Almeida-
dc.description.resumoDemonstra o desenvolvimento do jornalismo online no Brasil, representado pelas plataformas de notícias das Organizações Globo. Desta forma, são abordados assuntos como a evolução da Internet, assim como o não suprimento completo do jornal impresso, no cenário atual, perante uma sociedade conectada e exigente de informações mais completas, com a integração multimídia e de hiperlinks. A análise é elaborada por meio de quatro estudos de casos, assinalados por G1, Globo.com, O Globo online e TechTudo, além de dados absorvidos por meio de pesquisa, a fim de compreender o acesso diário aos veículos de notícias. O estudo aborda ainda questões fundamentais de design, como a fundamentação teórica da utilização das cores de sites, estruturação de grid, uso de fontes e demais quesitos do meio. Além disso, são destrinchadas notícias assinadas por profissionais de cada veículo, com o propósito de ter melhor conhecimento sobre o tipo de conteúdo oferecido para o internauta, apresentando seus prós e contras em comparação com os veículos impressos. Dessa forma, a análise busca apresentar de forma completa os quatro estudos de caso, verificando como é elaborada a aplicação das teorias abordadas. Por fim, a conclusão integraliza todos os pontos observados, tanto pela estruturação jornalística quanto pela linha de design implementada em cada site jornalístico, e observa as vantagens oferecidas pelo acesso de notícias por meio de veículos online, além dos contrapontos dos elementos faltantes, causados pela maturidade incompleta do conteúdo na plataforma no webjornalismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BMannara.pdf9.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.