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http://hdl.handle.net/11422/4961
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ramos, Maria Guiomar Pessôa de Almeida | - |
dc.contributor.author | Silva, Igor da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-12T19:03:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-19 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Igor da Costa. A representação do jornalista no Cinema Brasileiro. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/4961 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jornalistas | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Representação profissional | pt_BR |
dc.title | A representação do jornalista no Cinema Brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1510363787054390 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oneto, Paulo Guilherme Domenech | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4750115014056366 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Braga, William Dias | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9766999581053753 | pt_BR |
dc.description.resumo | Demonstra como a representação dos jornalistas no cinema evoluiu ao longo do tempo, sendo influenciada tanto pelo contexto político e social no qual ela se insere como também pelas próprias idiossincrasias dos meios de comunicação envolvidos nessa representação: o cinema e a imprensa. A imprensa tem sido um tema recorrente ao cinema brasileiro, com representações registradas desde meados dos anos 50. Desde então, as formas de representação não se mantiveram inalteradas ao longo dos anos, oscilando entre as vertentes maniqueístas do profissional engajado pelo bem da sociedade e o inescrupuloso com ambições de poder e fama. Dessa forma, a análise estabelece uma contraposição entre as representações negativas e positivas, entre as imagens de herói e vilão, do jornalista. O estudo busca ponderar quais as marcas mais comuns na construção e na solidificação dos estereótipos dos jornalistas nas obras cinematográficas e até que ponto o cinema alimenta ou é alimentado pela mítica que envolve essa profissão. Para tal fim, foram analisadas diversas obras realizadas em diferentes momentos do cinema brasileiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
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