Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/4985
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização organocomposicional e maturação térmica de uma seção sedimentar da Formação Codó, Bacia do Parnaíba, Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Azevedo, Sergio Martins Lopes de
Orientador: Mendonça Filho, João Graciano
Coorientador: Mendonça, Joalice de Oliveira
Resumo: A Bacia do Parnaíba é uma extensa bacia intracratônica, com aproximadamente 600.000 km², localizada no nordeste do Brasil, abrangendo os Estados do Maranhão, Piauí, leste do Pará, oeste do Ceará, norte de Tocantins e Goiás. A Formação Codó, de idade Cretácea, apresenta espessura máxima da ordem de 230 metros em subsuperfície, constituída por arenitos, folhelhos, carbonatos, conglomerados, siltitos e gipsita/anidrida. Rossetti et al. (2001) declaram que a Formação Codó, Neo-aptiano-Eo-albiano, foram depositadas em ambientes marinho raso, lacustre e flúvio-deltáico. O objetivo deste trabalho é o estudo de palinofácies e determinar o estágio de evolução térmica para caracterização do potencial de geração de hidrocarbonetos de 16 amostras de idade cretácea da Formação Codó (Poço 1-UN-24-PI), utilizando análises de microscopia (palinofácies e refletância da vitrinita - %Ro) e geoquímica orgânica (Carbono Orgânico Total - COT e Enxofre Total - ST). Nessa sucessão sedimentar estudada, houve um predomínio de componentes orgânicos do Grupo da Matéria Orgânica Amorfa (MOA), seguido do Grupo Fitoclasto e dos Palinomorfos. A matéria orgânica apresenta excelente qualidade para geração de hidrocarbonetos, os teores de COT e ST alcançam valores de até 16,80% e 3,20%, respectivamente, entretanto a seção analisada encontra-se em estágio de evolução térmica insuficiente para geração de hidrocarbonetos líquidos e/ou gasosos. A interação dos resultados obtidos indica um ambiente proximal restrito com incursão marinha com alternância de regime de óxico e disóxico-anóxico.
Palavras-chave: Palinofácies
Formação Codó
Maturação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Departamento: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/4985
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AZEVEDO, S.M.L.pdf767,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.