Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4991
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da-
dc.contributor.authorFraga, Aline de Melo-
dc.date.accessioned2018-09-13T23:27:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:57Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4991-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNaturapt_BR
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subjectEmpresas de cosméticospt_BR
dc.titleInternacionalização de empresas brasileiras: o caso Naturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4243816290041453pt_BR
dc.description.resumoCom o avanço da globalização, bem como o aumento das relações e da interdependência entre os países, muitas empresas enxergaram na internacionalização uma forma de expandir suas operações e diminuir a dependência do mercado doméstico. Esse trabalho se baseia no estudo de caso da Natura, com o objetivo de identificar e analisar o processo de internacionalização da empresa bem como as formas escolhidas para sua entrada no mercado externo. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as teorias de internacionalização existentes. Posteriormente, foi descrito e analisado o processo de expansão internacional da Natura e as estratégias adotadas para entrada no mercado estrangeiro. Os resultados indicam que a Natura, através da estratégia adotada de diferenciação dos produtos e cauteloso processo de internacionalização, aos poucos, está conquistando seu espaço no mercado internacional de perfumaria e cosméticos. Passados 29 anos desde o início da sua expansão internacional, a Natura está colhendo os frutos de seus mercados externos, deixando sua marca não só na América Latina, mas também na Europa.Internacionalização, Natura e Cosméticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMFraga.pdf3.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.