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dc.contributor.advisorCarvalho, José Luis Felicio dos Santos de-
dc.contributor.authorSouza, Thomas Knebel Vieira de-
dc.date.accessioned2018-09-14T13:53:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:57Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/4994-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração científicapt_BR
dc.subjectGerenciamento de impressõespt_BR
dc.subjectRacionalismopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectGrandes empresaspt_BR
dc.titleDa administração científica ao espetáculo contemporâneo: ensaio crítico sobra a busca da legitimidade organizacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8388315009873625pt_BR
dc.description.resumoBuscando realizar uma análise crítica sobre estratégias através das quais as organizações obtêm legitimidade, a presente monografia desenvolveu um ensaio teórico que buscou, na Administração Científica, a origem do processo de obtenção de legitimidade por parte das grandes empresas. Observou-se que atualmente a legitimidade obtida com base nos princípios da Administração Científica não pode mais ser sustentada pela mesma, uma vez que um ambiente complexo, repleto de aspectos e pressões de origem simbólica, exerce diferentes pressões sobre as organizações, pressões essas não previstas no contexto da Administração Científica. Dessa forma foram apresentadas estratégias adotadas pelas empresas para garantirem sua legitimidade, sendo que essas estratégias parecem pender para o lado dramatúrgico, no qual discursos ensaiados e estratégias de Gerenciamento de impressões visam criar imagens corporativas muito distantes da realidade, como forma de impressionar positivamente a sociedade. Discutiu-se ainda a influência da mídia gerencialista sobre a sociedade como um todo e em particular sobre os alunos de administração, entendendo-se que suas reportagens tendenciosas tendem a reforçar o domínio ideológico das grandes organizações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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