Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/4995
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A estratégia do investimento externo direto chinês no Brasil: motivações e desafios
Author(s)/Inventor(s): Yanyi, Wang
Advisor: Carvalho, José Luis Felício
Abstract: O advento do Neoliberalismo modificou e reordenou as relações econômicas entre os países. Surgem novos players no mercado global com a ascensão das economias emergentes. A China é um dos países que vem ganhando espaço no cenário global através da sua política de incentivo a exportação. Todavia, o investimento externo das empresas chinesas vem ganhando força nos últimos anos e pouca atenção tem sido dada a essa nova posição da China como investidora mundial. Assim, o objetivo do trabalho é identificar as razões que motivam o investimento chinês no mundo e, principalmente no Brasil, os desafios enfrentados por empresas chinesas aqui instaladas e o papel exercido pelo governo chinês na internacionalização de suas empresas. Para isso, foi feito, inicialmente, um levantamento bibliográfico sobre as motivações e vantagens das empresas investirem no exterior e quais são as características do investimento chinês. Em seguida, foi feita uma avaliação realizada por meio de quatro entrevistas com pessoas que estão nesta ponte entre Brasil e China. Concluiu-se que a principal motivação da entrada de investimento chinês no Brasil até no ano de 2010 foi a garantia de commodities para suprir o seu mercado doméstico e, já no ano de 2011, o investimento é voltado para o setor industrial. Os desafios identificados na internacionalização de empresas chinesas no Brasil foram de ordem cultural e institucional. O papel do governo chinês foi fundamental na internacionalização das empresas chinesas. Uma das conclusões, é que o Brasil, pode sim, ganhar com o investimento direto chinês por meio de política de coordenação no recebimento destes.
Keywords: Commodities
Investimento externo
Internacionalização - empresas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WYanyi.pdf433,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.