Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRovere, Renata Lèbre La-
dc.contributor.authorVilarinhos, Pedro Menezes-
dc.date.accessioned2018-09-14T21:53:05Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:57Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5012-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectFormação do empreendedorpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA importância do contexto e da aprendizagem na formação dos empreendedorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2861424806494103pt_BR
dc.description.resumoÉ objetivo desta monografia incentivar a discussão acerca da importância do contexto e do processo de aprendizagem na formação do empreendedor. Para isto, serão apresentadas duas abordagens contrastantes sobre o tema; uma com enfoque nas características individuais (comportamental) e outra que destaca o ambiente no qual o empreendedor está inserido (contextual). Para embasar a análise, são utilizadas pesquisas com empreendedores e potenciais empreendedores, cujos resultados são, então, confrontados à revisão teórica sobre o tema. Tal processo mostrou uma convergência entre a visão dos empreendedores brasileiros e a dos teóricos da abordagem comportamental, isto é, uma maior importância atribuída às características individuais para o sucesso de um empreendimento. Por outro lado, dados de pesquisas auxiliares utilizadas também mostraram que o ambiente empreendedor no Brasil vem mudando ao longo do tempo, com o crescimento do número de incubadoras e parques tecnológicos, além de uma maior presença do empreendedorismo nas universidades – ainda que não da forma desejada. Dessa forma, abre-se caminho para uma discussão sobre uma possível mudança na percepção dos empreendedores – com relação às características individuais ou o contexto como o principal fator de sucesso do empreendedorismo – à medida que o cenário no país se altere, com cada vez mais oportunidades de capacitação e formação dos novos empreendedores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.