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dc.contributor.advisorHasenclever, Lia-
dc.contributor.authorSouza, Caroline Miranda Alves de-
dc.date.accessioned2018-09-17T21:30:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:57Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5041-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedicamentos genéricospt_BR
dc.subjectIndústria farmacêuticapt_BR
dc.subjectPolítica nacional de medicamentospt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleDezesseis anos de política de genéricos no Brasil: desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/150138857314259pt_BR
dc.description.resumoNo ano de 1999 foi promulgada a Lei nº 9.787, popularmente conhecida como Lei dos Genéricos. Essa lei tinha como objetivo reduzir o preço dos medicamentos e ampliar o acesso destes à população brasileira. Neste trabalho, busca-se entender como ocorreu a introdução desse tipo de medicamento no Brasil, quais políticas foram adotadas para auxiliá-la no decorrer dos anos e de que forma as mudanças na economia afetam esse mercado. A metodologia utilizada neste trabalho se deu através de pesquisa na imprensa buscando captar a evolução da introdução dos medicamentos genéricos no Brasil, complementada por pesquisa na literatura de economia industrial sobre o funcionamento das indústrias e na literatura empírica sobre a indústria farmacêutica. Os resultados mostram que para que os medicamentos genéricos conseguissem conquistar espaço no mercado brasileiro alguns fatores como aceitação e confiança dos consumidores e programas do governo foram de suma importância. Além disso, as mudanças no comportamento de médicos quanto à prescrição médica e a ampliação na variedade disponível de medicamentos genéricos também foram responsáveis pelo crescimento da participação destes medicamentos no mercado, com mais consumidores optando pela compra de medicamentos genéricos. Porém, do outro lado, atuaram fatores como a Lei de Licitações, o desembolso direto dos custos pelos consumidores para a compra de medicamentos e o baixo poder aquisitivo da população brasileira, prejudicando a disseminação dos genéricos de forma mais ampla no mercado. Entre os fatores prejudiciais para o desenvolvimento deste setor, podemos citar ainda a desvalorização do câmbio e os altos impostos, que encarecem a produção destes medicamentos e tornam os preços destes produtos mais elevados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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