Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5043
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A Nova Classe Média brasileira: uma visão crítica
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Camila Monteiro
Orientador: Saludjian, Alexis
Resumo: Esse trabalho busca apresentar argumentos críticos à tese de que “surgiu uma nova classe média no Brasil”. Essa análise é feita através da contraposição aos argumentos do Critério Brasil sobre o consumo de bens duráveis, valorização salarial e aumento da oferta de crédito, pelos que defendem esta visão. O presente estudo contribui apresentando críticas internas e externas a essa metodologia e conceito de Nova Classe Média (NCM). Apresenta a categoria de superexploração como consequência experimentada pelos trabalhadores para obter os bens de consumo e a forma de como são obtidos, buscando desmistificar o pensamento corrente sobre ascensão de uma nova classe média brasileira.
Palavras-chave: Salário mínimo
Superexploração
Consumo
Nova classe média brasileira
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5043
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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